Energia Solar

06/01/2021

Dentre os tipos de energia existentes, Energia Solar é a mais expressiva alternativa aos combustíveis fósseis, que agridem o meio-ambiente, para a geração e produção de eletricidade utilizando a luz solar, ou radiação solar, através da utilização de painéis solares fotovoltaicos.

Existem dois tipos de energia solar: a energia solar térmica, ou solar térmico, que utiliza a luz solar para o aquecimento de água; e a energia solar fotovoltaica, ou sistema de energia solar que utiliza a luz solar, ou radiação solar para a produção de eletricidade, cada vez mais utilizado nas residências, comércio, indústria e nas fazendas solares, para a produção de eletricidade.

 Painéis, Módulos e células solares são termos frequentemente usados ​​como sinônimos, mas ainda temos que descobrir como usar esses termos corretamente. Primeiro, examinaremos a diferença entre um painel solar fotovoltaico e uma célula solar e, em seguida, as diferenças entre dois tipos de células solares.

As células solares geram eletricidade ao absorver a luz solar e usar a energia da luz para gerar eletricidade. As células solares produzem eletricidade na forma de energia fotovoltaica, na qual a luz do sol gera eletricidade eliminando os elétrons externos de certos materiais. A eletricidade que as células geram juntas é suficiente para alimentar sua casa, e há muitos tipos diferentes de painéis solares disponíveis para uso em residências e empresas.

Um sistema fotovoltaico, um termo com o qual você deve estar familiarizado, é usado simplesmente para descrever um sistema que consiste em vários painéis fotovoltaicos. Um painel moderno, usado em um sistema residencial de telhado hoje, terá até 72 células interconectadas com uma capacidade máxima de geração de alguns quilowatts-hora por ano.

Como você pode ver, as células e módulos fotovoltaicos são dois dos componentes mais importantes de um sistema solar. As células fotovoltaicas são o principal componente de um módulo solar, assim como o módulo solar é o componente crítico dos sistemas solares.

Embora uma única célula fotovoltaica seja capaz de converter a luz do sol em eletricidade por conta própria, um painel é tão bom quanto a energia produzida pelas várias células combinadas e alimentam um inversor solar Fotovoltaico (FV). O Sol é uma fonte primária de energia, é a maior fonte de energia do mundo, sem ele todas as demais fontes secundárias de energia simplesmente não existiriam. Cada fóton contém diferentes quantidades de energia correspondentes a diferentes comprimentos de onda do espectro solar, como vermelho, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho.

A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia limpa e renovável que usa radiação solar para gerar eletricidade. Quando uma célula fotovoltaica é atingida por um fóton, ele é absorvido pelo material semicondutor da célula, refletido e passado através do material e então refletido de volta para a célula solar. No entanto, se luz solar e energia solar suficientes forem absorvidas em um material semicondutor, os elétrons serão liberados dos átomos e a energia elétrica se liberta em forma de eletrons livres. Isto se baseia no chamado efeito fotoelétrico, no qual certos materiais podem absorver fótons (partículas de luz) e liberar elétrons para gerar uma corrente elétrica.

Dispositivos fotovoltaicos geram eletricidade a partir da luz solar por meio de processos eletrônicos que ocorrem em certos tipos de materiais chamados semicondutores. Os elétrons nesses materiais são liberados pela energia solar e podem viajar por circuitos elétricos para alimentar dispositivos elétricos e enviar eletricidade para a rede. Dispositivos semicondutores, chamados de células fotovoltaicas, são usados ​​para essa finalidade, que podem representar até 50% da capacidade total de geração de energia de um sistema solar fotovoltaico.

Muitas são as chamadas células fotovoltaicas, que podem ser encontradas em coisas como espaçonaves, telhados e calculadoras. Os dispositivos fotovoltaicos podem ser usados ​​para alimentar uma ampla variedade de dispositivos eletrônicos, como computadores, televisores, telefones celulares, tablets, smartphones, computadores e outros dispositivos.

As usinas concentradoras de energia solar térmica usam várias técnicas em uma escala muito maior para agrupar a energia solar em uma fonte central de calor (espelhos refletores). O calor é então usado para ferver água para alimentar turbinas a vapor que geram eletricidade para abastecer milhares de pessoas.

O Sol emite mais energia pra Terra a cada hora, do que o necessário para atender às necessidades globais de energia durante um ano inteiro. Dependendo do tamanho do sistema solar e da quantidade de radiação solar disponível, um Projeto de Engenharia Solar Fotovoltaica precisa de diferentes quantidades de células solares para gerar energia suficiente. Este é o principal papel de uma empresa de engenharia solar fotovoltaica como a https://sunsetsolarfv.com.br.

Quando a luz solar é absorvida por um material, a energia solar expulsa elétrons de seus átomos, permitindo que eles fluam através do material e produzam eletricidade. As células solares são feitas normalmente de silício mono ou poli-cristalino, o mesmo material dos chips de computador.

Cada painel solar contém hoje cerca de 72 células, mas novas tecnologias melhoram a eficiência dia a dia, e muitos módulos agora contêm células de 2ª e 3ª geração, mas este será o assunto para um próximo post.

Tony Saad

Engenheiro Eletricista com Especialização em Engenharia Elétrica Fotovoltaica
em Harvard e no M.I.T. e +40 anos de experiência no mercado internacional.
CEO SUNSET - Engenharia Elétrica Fotovoltaica Ltda.
+55 119 6410-4590 (Whatsapp Empresarial)
https://www.sunsetsolarfv.com.br