Impacto dos Veículos Elétricos e/ou Híbridos no consumo de Energia Elétrica.

14/04/2023

       A adoção em massa de veículos elétricos puros e/ou híbridos irá aumentar o consumo de energia elétrica do grid, o que pode levar a desafios na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como na infraestrutura de carregamento. No entanto, com o avanço da tecnologia, é possível desenvolver soluções que permitam uma integração eficiente desses veículos ao sistema elétrico, como o uso de energia Limpa e Renovável e a gestão inteligente da carga de energia.

      Por exemplo, um Sistema de Geração Solar Fotovoltaico pode contribuir para reduzir o impacto do veículo elétrico ou híbrido na conta de energia elétrica residencial ou comercial de algumas maneiras:

Geração de Energia Renovável: Ao produzir sua própria eletricidade a partir de fontes renováveis, como Energia Solar por exemplo, o proprietário do sistema pode reduzir a dependência da energia gerada a partir de combustíveis fósseis, o que pode resultar em uma economia de custos, dependendo da matriz energética do seu país. No Brasil, por exemplo, cerca de 84% da matriz energética é limpa, assim a expansão de veículos elétricos e/ou híbridos é grande e vem dobrando a cada ano.

Armazenamento de Energia: Um sistema de armazenamento de Energia Solar, como uma bateria, pode ser usado para armazenar a Energia Solar excedente gerada durante o dia e, em seguida, usar essa energia para recarregar o veículo elétrico ou híbrido à noite. Isto reduz ainda mais a necessidade de comprar eletricidade da rede elétrica.

Compartilhamento de Energia: Alguns sistemas de geração solar fotovoltaica permitem o compartilhamento de energia com outros usuários. Isso significa que o proprietário do sistema recebe créditos sobre o excesso de eletricidade gerada para a rede elétrica em momentos de pico de demanda, reduzindo a sua conta de energia elétrica.

Em resumo, um Sistema de Geração Solar Fotovoltaico ajuda a minimizar o impacto do veículo elétrico ou híbrido na conta de energia elétrica residencial ou comercial, proporcionando uma fonte de energia renovável e reduzindo a necessidade de comprar eletricidade da rede elétrica.

      O uso de um Sistema de Geração Solar Fotovoltaico em conjunto com um veículo elétrico ou híbrido pode ter um impacto positivo no meio ambiente de várias maneiras:

Redução de Emissões de Gases de Efeito Estufa GEE: Os veículos elétricos e híbridos não emitem gases de escape, o que ajuda a reduzir as emissões de GEE que contribuem para o aquecimento global. O uso de Energia Solar Fotovoltaica para carregar esses veículos ajuda a garantir que a eletricidade usada seja gerada a partir de uma fonte de Energia Limpa e Renovável, e livre de emissões de carbono, tornando o uso desses veículos ainda mais ambientalmente amigável, sem mencionar que, após o Payback do Sistema Solar, a recarga dos VEs sai praticamente sem custo para o seu proprietário, tornando-se assim  um Ecossistema Sustentável.

Conservação de recursos naturais: A geração de eletricidade a partir de fontes renováveis, como a Energia Solar Fotovoltaica, ajuda a preservar os recursos naturais, reduzindo a necessidade de usar combustíveis fósseis não renováveis. Isso pode ajudar a proteger o Meio Ambiente e reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis.

Redução da poluição do ar: A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como a Energia Solar Fotovoltaica, não emite poluentes do ar. Isso ajuda a melhorar a qualidade do ar e a reduzir a poluição atmosférica, o que pode ter benefícios significativos para a Saúde Pública e o Meio Ambiente, com certeza impactando as futuras gerações.

      Em resumo, o uso de um sistema de Geração Solar Fotovoltaico em conjunto com um veículo elétrico ou híbrido ajudará a sociedade a reduzir as emissões de GEE - Gases de Efeito Estufa, bem como a preservar os recursos naturais e melhorar a qualidade do ar, o que pode ter um impacto positivo no Meio Ambiente hoje e no futuro.

      Vamos considerar um exemplo hipotético de uma residência que possui um veículo elétrico e um Sistema Solar Fotovoltaico instalado:

O proprietário da residência possui um veículo elétrico que consome 200 kWh por mês, o que representa cerca de 40% do consumo total de energia elétrica da sua casa.

O proprietário instala um Sistema Solar Fotovoltaico NEOGRID da SUNSET Engenharia, que gera em média 600 kWh por mês de Energia Elétrica Solar.

O proprietário também instala uma bateria de armazenamento de Energia Solar para armazenar o excesso de eletricidade gerada durante o dia e usá-la para carregar o veículo elétrico à noite.

O custo total do sistema solar fotovoltaico e da bateria de armazenamento é de R$ 53.500,00, mas o proprietário recebe um incentivo fiscal de 16% do governo, isenção de ICMS, o que reduz o custo líquido para cerca de R$ 45.000,00.

Com a energia gerada pelo Sistema Solar, a residência consegue cobrir tanto o consumo de energia elétrica da casa quanto o consumo do veículo elétrico, reduzindo significativamente a conta de energia elétrica, e eliminando a necessidade de encher o tanque de gasolina.

A empresa de engenharia elétrica fotovoltaica estima que, com o Sistema Solar Fotovoltaico e a bateria de armazenamento, o proprietário poderá economizar cerca de R$ 500,00 por mês na conta de energia elétrica, levando em consideração a economia no consumo de energia elétrica e os créditos do excesso de eletricidade gerada para a rede elétrica, além de carregar a bateria do Sistema Solar durante o dia e do veículo elétrico e/ou híbrido a noite.

Em resumo, ao instalar um Sistema Solar Fotovoltaico Híbrido em sua residência, juntamente com um veículo elétrico e uma bateria de armazenamento de Energia Solar, você pode reduzir significativamente a conta de energia elétrica, economizando dinheiro ao longo do tempo e contribuindo para a preservação do Meio Ambiente, além de abastecer seu veículo elétrico e/ou híbrido.

      Agora vamos considerar um segundo exemplo hipotético de uma empresa que possui uma frota de 10 veículos elétricos e um Sistema Solar Fotovoltaico instalado:

A frota de veículos elétricos da empresa consome em média 3.000 kWh por mês.

A empresa instala um Sistema Solar Fotovoltaico NEOGRID em seu telhado, que gera em média 7.500 kWh por mês.

A empresa também instala uma bateria de armazenamento de Energia Solar para armazenar o excesso de eletricidade gerada durante o dia e usá-la para carregar os veículos elétricos à noite.

O custo total do sistema solar fotovoltaico e da bateria de armazenamento é de R$ 450.000,00, mas a empresa recebe um incentivo fiscal de 30% do governo, o que reduz o custo líquido para R$ 378.000,00.

Com a energia gerada pelo Sistema Solar, a empresa consegue cobrir todo o consumo de energia elétrica da frota de veículos elétricos, reduzindo também significativamente a sua conta de energia elétrica.

A empresa estima que, com o Sistema Solar Fotovoltaico e a bateria de armazenamento, ela pode economizar cerca de R$ 2.000,00 por mês na conta de energia elétrica, levando em consideração a economia no consumo de energia elétrica e gerando créditos do excesso de eletricidade gerada para a rede elétrica.

A empresa também pode usar a economia em custos de energia elétrica para reinvestir em sua operação e reduzir os custos operacionais.

Em resumo, ao instalar um Sistema Solar Fotovoltaico Híbrido em sua empresa, juntamente com uma frota de veículos elétricos e uma bateria de armazenamento de energia solar, a empresa pode reduzir significativamente seus custos operacionais e melhorar sua sustentabilidade ambiental, contribuindo para um mundo mais limpo, além de poder receber o Selo Verde

CONCLUSÃO

       Dessa forma, mesmo com o novo Imposto do Sol que entrou em vigor dia 07/01/2023 através da Lei 14.300, a Energia Solar continua sendo uma alternativa muito atraente como um investimento financeiro, e impactar positivamente na recarga de veículos elétricos e/ou híbridos, pois, além de contribuir para a sustentabilidade ambiental e valorização da propriedade, oferece a vantagem de reduzir a dependência das tarifas de energia elétrica e a exposição a possíveis aumentos tarifários, e ainda, possibilita Ganhar Dinheiro, com o Retorno do Investimento após o Payback.  Mas Não é uma questão Simples porque são sistemas de alta complexidade técnica que demandam sempre uma empresa de engenharia certificada pelo CREA para fazer o projeto, homologar na concessionária e autorizar a ART liberando a execução da obra, como em qualquer obra civil de engenharia.

Eng. Tony Saad - CEO da SUNSET Engenharia Elétrica Fotovoltaica Ltda.

Engenheiro Eletricista e Eletrônico formado pelo Centro Universitário da FEI em São Bernardo do Campo SP, com Master Degree em Energia Elétrica Fotovoltaica pela TUDelft - Universidade de Tecnologia da Holanda - Fundação da Universidade de Harvard e do M.I.T., com mais de 30 anos de experiência internacional no mercado de Projetos de Engenharia Elétrica, atual CEO - Diretor Presidente da SUNSET Engenharia Elétrica Fotovoltaica Ltda..